sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Reflexão

Nas últimas semanas andei a reflectir na cor e a conclusão que chego é que além de ter aprendido coisas novas e confirmar outras, a verdade é que passei a ver as cores com outros olhos, ou melhor, passei a ter uma sensação de cor diferente. Pode parecer irreal, mas já dei por mim a olhar para um objecto e verificar que a cor que via num primeiro relançe, afinal tem outra tonalidade. Ou então estar a observar a incidência da luz e verificar que à medida que a luz se desloca que a cor muda.
Muito ficou por aprender e pesquisar, sendo um tema tão vasto.
Essencialmente aprendi que tentarei não perder mais tempo a discutir com alguém sobre uma determinada cor, a cor é subjectiva e aquilo que sinto como cor, poderá não ser o mesmo que sente outra pessoa.
Confirmei que a luz incidente influencia e bastante a nossa percepção de cor.
Aprendi que temos receptores fisiológicos em RGB e que ao contrário do que sempre julguei ao longo da minha vida profissional, devo pensar em RGB quando tenho uma sensação de cor.
Aprendi que apesar de haver imensos meios de controlar a reprodução de cor e para a medir, haverá sempre alguma coisa que poderá falhar e nunca poderei garantir uma reprodução de cor perfeita.
Confirmei que a melhor forma de digitalizar uma imagem será em modo Lab, porque assim consigo tirar mais partido do equipamento e obter uma melhor digitalização.
Sendo a sensação de cor subjectiva e individual, confirmei que apesar de todos os meios, equipamentos, perfis de cor, devo confiar muito mais no meu instinto e habilidade profissional para tirar melhor partido da reprodução de cor, mas ainda assim poderei nunca conseguir chegar ao objectivo esperado por outros, porque a sensação de cor deles poderá não ser a mesma que a minha.
A sensação de cor é um tema que pode ser discutido, analisado, medido, mas ainda não poderá ter conclusões definitivas enquanto a ciência e o estudo da cor não avançar mais. Teremos que esperar que deixe a teoria, em alguns aspectos fundamentais, nomeadamente o estudo do olho humano, e chegue a factos comprovados.

Sem comentários:

Enviar um comentário