quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Curiosidades II

O Feng-Shui é considerado uma ciência da arte chinesa, com origem na Filosofia Oriental. Feng, significa Vento e Shui água, o que revela a importância que a Natureza tem nas nossas vidas.
Composto pelos seus cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal e o que cada um representa. A água é o elemento essencial para que as plantas e árvores possam produzir o elemento que vem a seguir, a madeira, que serve para alimentar o fogo, que se transforma em cinzas e se juntam com a terra e assim dá origem ao metal, este é condensado até que derreta, acabando num ciclo que representa a água e assim tudo se renova e renasce. No Feng-Shui, existem dois tipos de energia: o Ch’i, que é a positiva e a negativa que é o Sh’a. Para que os ambientes sejam saudáveis, é necessário que haja um equilíbrio perfeito entre ambas.
O Feng-Shui procura a harmonia através do equilíbrio entre os cinco elementos da Natureza: a Água, a Madeira, o Metal, o Fogo e a Terra. A estes elementos estão ligadas as cores e, dependendo de cada divisão da casa, esta deve contar com mais ou menos objectos relacionados com cada um deles.
O Ba-guá é uma forma geométrica que é a base do Feng Shui. Ela tem oito lados, cada um deles representa um aspecto ou área de interesse da vida da pessoa que o estuda e aplica. Essa figura pode ser aplicada num terreno, numa casa ou apartamento, etc. Cada um desses lados tem um significado e uma maneira de equilibrá-lo em relação aos outros, optimizando, assim, todos os aspectos de sua vida.



As cores no Feng-Shui

Vermelho - cor da felicidade, calor do fogo, da força e da fama. Está associado à fonte de energia do universo, é estimulante e utilizado para canalizar e reter o Ch’i. É a cor do poder e da protecção. Representa energia e é a cor que transmite maior dinamismo e força, sendo por isso tão recorrentemente utilizada pelo Feng Shui. Embora uma sala toda pintada de vermelho se torne excessiva, incluir esta cor na decoração, por exemplo em cortinados, num sofá ou tapete, tem uma poderosa influência transmitindo energia aos moradores. O ideal é que seja utilizada em ambientes que tenham como objectivo a interacção entre pessoas.

Púrpura - como se trata de vermelho profundo, há quem diga, que traz mais sorte que o original. Inspira respeito, o Ch’i está associado à alta nobreza, indivíduos poderosos, ricos e afortunados. É uma cor propícia para um espaço de relaxamento e de meditação. Deve ser usada de forma moderada.

Amarelo - amarelo ou dourado representa poder, dá senso de tolerância, paciência e sabedoria obtida através da experiência. O amarelo e todos os tons de terra fomentam a ligação à Terra e são muito favoráveis para reforçar os sentimentos de segurança e estimular a saúde. Seu uso melhora a concentração e a facilidade de comunicação.

Verde - tranquilidade, esperança e frescor. Cor do elemento vital madeira, simboliza a natureza. Indica o Ch’i da terra saudável. Simboliza os novos começos, a Primavera. É uma boa cor para utilizar quando se pretende fazer um corte com o passado ou quando se quer começar uma nova vida, pois protege os recomeços. Remete para a pureza, limpeza, e abertura para novas possibilidades e oportunidades.

Azul - está associada ao conhecimento, representa o céu e simboliza a vida. Pode simbolizar crescimento e esperança. Por outro lado é uma cor fria e secundária da lamentação. Uma parede desta cor desenvolve a capacidade de concentração e de reflexão, transmite esperança e confiança. É uma cor particularmente adequada para espaços de trabalho e de estudo. Deve-se usar o azul em ambientes que visem descanso e tranquilidade, como quartos e sala de meditação.

Azul-Esverdeado - mais próximo das cores da natureza do que o próprio azul e em geral representa os anos verdes da juventude.

Preto - do lado positivo, dá uma sensação de profundidade, transformando o ambiente num espaço de contemplação. No negativo significa falta de esperança, faz-nos abatidos e deprimidos. É a cor da autoridade e do poder. Não deve ser utilizado de forma excessiva, pois absorve a luz e a energia, mas impõe o respeito dos outros. O seu uso em paredes não é recomendado para ambientes internos.

Branco - associada à purificação e à clareza de espírito.

Cinza - uma cor com significados opostos. Alguns vêem com um dia nublado e sombrio, associado à frustração e falta de esperança. Entretanto pode ser considerado casamento de opostos: preto e branco e neste caso significa equilíbrio e solução de conflitos. Deve ser usado com moderação, pois simboliza a neutralidade, mas pode ser uma cor protectora e é favorável para espaços secretos onde se guardam coisas privadas.

Castanho - simboliza a profundeza e as raízes da madeira. Dá a sensação de peso, mas pode ser utilizada para sugerir estabilidade. Castanho é sóbrio e elegante. Podemos nos lembrar também da passagem do tempo, leva-nos ao Outono, quando as folhas ficam castanhas e caem.

Castanho-Amarelado - representa um novo começo bem sucedido. Após tudo parecer sem esperanças, surgem novas possibilidades.

Laranja - por ser uma mistura de vermelho e amarelo, empresta as características destas cores, felicidade e poder. Com o devido cuidado, pode ser aplicado nos quartos, principalmente de adultos e de preferência na parede atrás da cama.

Rosa - representa o amor e os sentimentos puros, alegria, felicidade e romance. Pode ser utilizada para fomentar o romance. É ainda uma cor protectora da maternidade.

Pêssego - é uma cor com duplo significado e representa amor e atracção. Cor favorável para os solteiros, mas destrutiva para casais. Para o solteiro influenciado com esta cor é sociável, faz muitos amigos. Para os casados leva ao adultério.


As cores relacionadas aos guás, que poderão ser utilizadas para harmonização da área a ser activada.

Trabalho - Preto
Influenciada pela simbologia do elemento água que rege este guá. Cor encontrada nas profundezas de mares e rios.

Espiritualidade - Azul
Relacionada ao céu que acalma e relaxa, condições que necessitamos para chegar a uma verdadeira busca interior.

Família - Verde
É considerada pelos chineses como a cor para representar o despontar da vida.

Prosperidade - Púrpura
Esta cor só era obtida na antiguidade através de pigmentos caros e muito raros, por isso relaciona-se o roxo ao sentido de riqueza e abundância.

Sucesso - Vermelho
Este guá é regido pelo elemento fogo. Considerando que a luz clareia a escuridão, essa cor foi associada a valores elevados, reputação e brilho.

Relacionamento - Rosa
A cor rosa simboliza a qualidade das relações amorosas, acalma e tranquiliza sem a frieza do azul (cor que tem as mesmas características).

Criatividade - Branco
Representa o vazio, que está receptivo a novas ideias e a projectos para o futuro.

Amigos - Cinza
A mistura do branco (cor do guá anterior - criatividade) e do preto (cor do guá posterior - trabalho) obtemos o cinza e representa o início da noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário