segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Modelo LAB

As cores podem ser percepcionadas de modo diferente de acordo com os indivíduos e podem ser reproduzidas de modo diferente de acordo com os equipamentos de reprodução.
A Commision Internationale de L'Eclairage (CIE), formada para tentar padronizar a medida de cores, definiu padrões que permitem definir uma cor independentemente dos periféricos utilizados e definiu critérios baseados na percepção da cor pelo olho humano, graças a um triplo estímulo. No início do século XX realizaram-se muitas pesquisas de forma a se chegar a um modelo de cor para ser utilizado de acordo com a tecnologia. Em 1931, a CIE elaborou o sistema colorimétrico XYY, que representa as cores de acordo com a sua cromaticidade (eixos x e y) e a sua luminância (eixo y). O diagrama de cromaticidade (ou diagrama cromático), com origem numa transformação matemática, representa na periferia as cores puras, ou seja as radiações monocromáticas que correspondem às cores do espectro (cores do arco-íris), localizadas pelo seu comprimento de onda.
No entanto, este modo de representação meramente matemático não tem em conta factores fisiológicos de percepção da cor pelo olho humano, o que resulta num diagrama de cromaticidade que deixa, por exemplo, um espaço demasiado largo para os verdes.
Em 1976, esse modelo de cores foi refinado para proporcionar cores consistentes, independentes das características de qualquer componente de hardware. Para resolver as lacunas do modelo XYY, o modelo de cores original foi ajustado e chamado de CIE Lab. O modelo de cor Lab baseia-se na maneira pela qual a cor é percebida pelo olho humano. Foi criado para proporcionar cores consistentes, independentemente do tipo de monitor ou impressora utilizado; isso chama-se independente de dispositivo (device-independent-color). A cor independente de dispositivo não é afectada pelas características de qualquer componente de hardware. O modelo Lab (também conhecido sob o nome de CIELab), uma cor é localizada por três valores:
– L, a luminosidade, expressa em percentagem (de 0 para o preto a 100 para o branco)
– a e b duas gamas de cor, cromoticidade, que vão respectivamente do verde ao vermelho e do azul ao amarelo com valores que vão de -120 a +120

A luminosidade está completamente separada da cromoticidade, tem a vantagem de poder retocar detalhes mais facilmente. Tem cromoticidade uniforme, ou seja, todas as cores estão uniformente distribuídas. O modelo Lab reproduz os contrastes naturais da visão humana. O (a) corresponde ao contraste do vermelho–verde e (b) ao do azul–amarelo.
Como modelo de cores Lab tem base na percepção humana da cor, os valores numéricos no Lab descrevem todas as cores vistas por uma pessoa com visão normal. Os sistemas de gerenciamento de cores usam o Lab como uma referência de cores para transformar uma cor de um espaço de cores em uma cor de outro espaço de cores, de maneira previsível.
Embora não seja usado com tanta frequência quanto os outros modelos, o modelo de cores Lab pode-se ser útil em certas situações de edição de cores, sendo até essencial para alguns programas. No Photoshop, por exemplo, é utilizado para converter de um modo de cor para outro. Quando o Photoshop converte de RGB para CMYK, primeiro ele converte para Lab e, a seguir, de Lab para CMYK. Uma razão para isso é que a gama de cor Lab abrange as gamas de cor RGB e CMYK.
O modelo Lab cobre assim a integralidade do espectro visível pelo olho humano e representa-o de maneira uniforme. Permite descrever o conjunto das cores visíveis, independentemente de qualquer tecnologia gráfica. Compreende a totalidade das cores RGB e CMYK, é a razão pela qual softwares como o Photoshop utilizam este modo para passar de um modelo de representação a outro.
As cores equidistantes neste espaço são percebidas também como equidistantes (aproximadamente). O sistema CIE Lab estabelece coordenadas uniformes no espaço tridimensional de cor.
As coordenadas Lab são definidas em relação a um branco de referência (em geral o illuminante CIE standard D50).
Pode-se usar esse modelo para trabalhar com imagens, editar independentemente a luminescência e os valores de cor de uma imagem, mover imagens entre sistemas e imprimir em impressoras PostScript. Para imprimir imagens Lab deve-se primeiro converter para CMYK.

Separação de cores Lab

Sem comentários:

Enviar um comentário