terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A sensação

A cor é uma sensação... é subjectiva... individual... são definições correctas, mas quando falamos de bebés, como podemos fazer uma avaliação?
Quando estou a brincar com o meu filho mais novo tenho me deparado com alguns obstáculos em relação às cores. Como sempre trabalhei com cores, acho que para mim é um objectivo que os meus filhos saibam distinguir bem as cores. Foi assim com o mais velho que quando foi para o infantário aos 3 anos, sabia as cores todas e até fazia a distinção entre tonalidades, como a diferença entre o roxo e o lilás.
Com o mais novo, de quase 2 anos, também vou tentando ensinar as cores e o melhor momento é sempre no espaço de brincar. Aproveito aqueles brinquedos de peças que encaixam consoante as cores, para lhe ir ensinando, mas está um bocadinho difícil. Lá estou eu a dizer o Mickey é no vermelho, o Donald no azul, Pateta no verde, Minie no rosa e ele olha para mim com cara que não está perceber nada do eu estou a dizer e vai tentando encaixar as peças onde calha e nem seja à força, porque não estão sítio certo, lá vão entrando para dentro da caixa.
Agora a minha dúvida é, será que ele ainda não consegue entender a linguagem, a palavra "vermelho", "azul", "verde" ou será que os seus dispositivos fisiológicos ainda não estão devidamente preparados para ter a sensação de cor.
Alguém se lembra se sempre viu cores ou de quando teve a primeira sensação de cor? Eu não? Acho que o meu mundo foi sempre a cores, eu até sonho a cores, mas não umas cores quaisquer, são cores vivas, brilhantes. Nem consigo imaginar a vida sem cores.
Será que quando nascem os bebés já conseguem ter a sensação de cores ou é uma coisa que se vai adquirindo à medida que o seu sistema neurológico se desenvolve?
Claro que há estudos sobre isso (http://www.oftalmologia-pediatrica.eu/pagina,120,145.aspx), mas quem pode comprovar com 100% de certeza? Se num adulto já dizemos que a cor é subjectiva porque a sensação de cor que tenho pode não ser a mesma que o outro, como fazemos com os bebés que ainda não adquiriram o desenvolvimento na linguagem necessário para se exprimirem?
E eu lá vou dizendo "o Mickey é no vermelho", batendo palmas quando finalmente o pequenito encaixa a cara do Mickey na oval vermelha, sem saber se foi por tentativa, por associação, porque entendeu a minha linguagem ou se conseguiu ter a Sensação de Cor vermelha????????

Sem comentários:

Enviar um comentário