segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A Cor

"O ser humano interpreta os efeitos da absorção dos fotões como algo a que chama luz. A cor é essencialmente um conceito subjectivo próprio do ser humano e consiste na interpretação que o sistema sensorial e o cérebro atribuem aos diferentes comprimentos de onda da luz recebida ao interpretarem os estímulos nervosos provocados pela absorção dos fotões da radiação electromagnética com comprimento de onda compreendido entre 350 e 700 nm."

A cor não é um fenómeno físico, mas sim subjectivo, a cor é uma sensação. A cor só existe no nosso cérebro porque foi estimulado sensorialmente por um estímulo, a luz. A cor sendo subjectiva logicamente é individual, duas pessoas que vejam a mesma cor no mesmo momento poderão ter interpretações diferentes, mas isto nunca poderá ser comprovado cientificamente. Não se poderá saber qual a interpretação do cérebro de outra pessoa.
A cor é assim uma manifestação do sistema sensorial que depende de três factores: Luz Física, Fisiologia do Olho e Funcionamento do Cérebro.
A luz física é o estímulo, que sendo captada pelo olho humano, dispositivo fisiológico que transforma luz em impulsos nervosos interpretados no cérebro dará origem à sensação de cor.

Porém a luz visível para o olho humano compreende só uma pequeníssima parte do espectro electromagnético. Que se situa entre os raios ultra-violeta e o raios infra-vermelhos, com um comprimento de onda entre os 380 e os 700nm. Dentro de esse espectro vísivel para cada comprimento de onda é associado uma cor. Ou melhor será dizer que ao sermos estimulados por um determinado comprimento de onda o nosso cérebro dará uma determinada sensação de cor.

Sem comentários:

Enviar um comentário